26/12/2014 - Na noite do dia 22/12, por volta de 23:30h, em um sítio, situado na Comunidade dos Custódios, às margens da rodovia MG 260, zona rural de Cláudio, durante uma confraternização, 07 (sete) homens armados chegaram e anunciaram um assalto.
Dentre as vítimas estava um policial militar, que participava da festa. Foi ele quem acionou a Polícia Militar, relatando que estavam sendo mantidos reféns. Chegando ao local, os bandidos já haviam fugido e os policiais militares encontraram as vítimas todas de mãos dadas, rezando e bastante assustadas.
O policial militar, um soldado, relatou aos colegas que todos estavam no sítio, como de costume, jogando peteca, futebol e fazendo churrasco, quando foram surpreendidos, pelos fundos da casa, por 07 indivíduos armados, três deles armados, sendo uma escopeta, calibre 12, uma pistola e um revólver, todos encapuzados. Eles mandaram que as vítimas, em numero de nove, deitassem no chão, o que foi obedecido de imediato. Em seguida começaram a saquear as carteiras e todos os objetos de valor e, em determinado momento, constataram a presença do policial militar, que relatou ter vivido momentos de muita tensão, devido às agressões físicas a que foi submetido pelos bandidos pelo simples fato de ser policial militar, já que não havia esboçado reação alguma.
Ao saírem do sítio os bandidos reconheceram o carro de outro policial militar e quebraram um dos vidros, antes de evadirem. O veículo estava com um dos filhos do policial militar.
O policial militar, vítima do assalto, reconheceu os infratores, uma quadrilha já conhecida no meio policial pela prática de crimes. Iniciou-se um intenso rastreamento, na tentativa de localizar os autores. Com a ajuda de um sistema de rastreamento de um dos celulares roubados, foi possível pontuar a localização do aparelho em um sítio nas proximidades.
Com apoio de mais policiais militares, inclusive que estavam de folga, várias equipes deslocaram-se para o local, quando em uma estrada de terra, depararam com uma motocicleta, com dois ocupantes e um veículo com outros três, que ao perceberam a presença policial, começaram a atirar contra as viaturas policiais, e, estando de frente para os autores, os policiais militares tiveram que revidar a injusta agressão, de forma estritamente profissional, para a proteção de suas próprias vidas, sacando e usando suas armas de fogo.
O veículo Fiat/Pálio, utilizado por eles, evadiu, sentido a rodovia MG 260. A motocicleta caiu no local, tendo o garupeiro evadido por um matagal e o condutor permaneceu no chão, porque havia sido atingido por disparos de arma de fogo. Imediatamente, ao verificarem que o autor estava ferido, policiais militares conduziram o autor, em uma das viaturas, para o Pronto Atendimento da santa casa de Misericórdia de Cláudio.
Com o apoio de mais quatro equipes do 23º Batalhão de Polícia Militar de Divinópolis, teve continuidade o rastreamento, sendo localizados dois adolescentes e dois adultos, que participaram do assalto, assim como as armas de fogo e os materiais roubados. O veículo roubado, também foi localizado e removido para o pátio do socorro conveniado, assim como a motocicleta utilizada por eles.
Mesmo com o imediato socorro dos policiais militares e atendimento emergencial realizado pela equipe médica o autor baleado Luiz Eduardo Valério, conhecido como Têco, de 27 anos, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.
Ainda durante o atendimento da ocorrência um adolescente de 15 anos, deu entrada no pronto atendimento apresentando ferimento. Tratava-se do garupeiro da moto que havia evadido pelo matagal.
Nenhum policial militar se feriu na troca de tiros.
Dois adolescentes, de 14 e 16 anos foram apreendidos em flagrante de ato infracional e um, de 15, permaneceu internado. Três homens, de 18, 24 e 27 anos foram presos em flagrante delito. Todos serão conduzidos para a Delegacia de Policia Civil de Divinópolis.
Foram apreendidos uma pistola calibre 22, uma escopeta calibre 12 e um revólver calibre .38, munições diversas, e ainda uma replica de pistola. Foram recuperados aproximadamente R$2.300,00 (dois mil e trezentos reais) em dinheiro, diversos telefones celulares e documentos pessoais das vítimas.COM INFORMAÇÕES DA PM DE CLÁUDIO.FOTOS DIVULGAÇÃO
|