23/01/2020 - REPORTAGEM. Especial Folha Claudiense - A nova presidente, a advogada Luciana Chaves Rezende Costa, falou à reportagem sobre os principais desafios e planos da diretoria voluntária, que assumiu no dia 01 de janeiro com mandato até 31 de Dezembro de 2022
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Cláudio (APAE) conta com nova diretoria voluntária desde o dia 01 de janeiro. A chapa única foi eleita no dia 27 de novembro do ano passado e tem mandato até 31 de Dezembro de 2022.
A advogada Luciana Chaves Rezende Costa, é a nova presidente, junto da vice, Ana Lúcia Aragão da Silva. As duas são mães de crianças que são usuárias dos serviços da APAE, o que facilitará o andamento dos trabalhos e das demandas e anseios dos pais e de quem utiliza a entidade.
A presidente foi procurada pela reportagem e concedeu entrevista na última semana. Ela cita que a nova diretoria tem um equilíbrio, quando perguntada sobre o fato de conhecer de perto os desafios da instituição. “Digo sempre que a diretoria tem atuação voluntária e é composta pelo equilíbrio. Eu mais a Dra. Ana Lúcia temos filhos usuários, mas temos também várias outras pessoas da comunidade que conhecem também a APAE. É a junção da emoção com outros que possuem a razão. Esperamos que seja um misto de muitas conquistas para entidade”, citou.
A diretoria conta ainda com Fernando Cândido de Oliveira (1º secretário), Rodrigo Rodrigues do Prado (1º tesoureiro), Hugo Leonardo Silva Assis (diretor de patrimônio), Leonardo Castro Rocha (diretor social) e mais 24 membros da diretoria, entre segundo secretário, segundo tesoureiro, conselho fiscal, conselho de administração, procuradoria jurídica, autodefensoria e membros vitalícios.
Luciana Chaves traz ainda experiência jurídica, o que facilitará na tomada de decisões, sempre balizadas no estatuto e regimento da entidade assistencial. A APAE do município está de férias no que se refere na parte educacional, já que segue o calendário escolar, mas segue em funcionamento normal o Centro Dia e os serviços de saúde como fisioterapia, terapia ocupacional e fonoaudiologia. “Estes tratamentos que se referem à saúde e reabilitação não param, já que são essenciais para o condicionamento e por manter bem os usuários. Temos na fisioterapia 125 usuários, um serviço de extrema importância”, revela.
Projetos
Mesmo com menos de 20 dias na gestão, mas a nova diretoria já tem projetos em mente. Alguns de imediato e outros a médio e longo prazo. “Estamos com diversos planos e propósitos para a instituição. Manteremos o que funciona e realizaremos as mudanças que são necessárias. Óbvio que muitos dependem de prazo, mas há algumas coisas a serem avaliadas de imediato”, conta Luciana.
Custos altos e apoio de empresas e comunidade
A nova gestão sabe que há muitos desafios diários na APAE. O principal são os altos custos para manter todo funcionamento. Luciana Chaves diz que as doações e eventos são o que movem o dia a dia da entidade. “A população nos ajuda e abraça nossa causa, junto de empresas parceiras que fazem doações. O custeio da parte da educação é feito pelo Estado, mas contamos com um importante apoio da prefeitura com uma subvenção e cessão de um veículo, junto da Câmara, onde alguns vereadores indicam a APAE. São diversas ajudas para que a instituição funcione”, explica.
Eventos e novidades no bazar
O bazar realizado pela APAE foi outro assunto falado. Seguindo o que foi feito ano passado, a ideia é mantê-lo durante todo ano dentro da instituição para que a comunidade tenha acesso por mais tempo para comprar e também fazer doações. “Vamos manter o bazar dentro da APAE para que aconteça o ano todo igual ocorreu em 2019. A renda obtida é tão necessária”, comenta.
Outra principal fonte de apoio da instituição são os eventos do calendário anual, como explica a presidente. Segundo ela, este ano já está sendo planejada a Noite Mineira com data a ser ainda divulgada, a Queima do Alho, onde há a parceria com a APAE e também o Encontro de Motociclistas, que a diretoria pretende solicitar o setor da cultura uma barraca na festa. “São importantes eventos que a APAE participa. Vamos fazer contato com a assessoria de cultura para solicitar uma barraca este ano, no Encontro de Motociclistas, que é um evento onde todos os participantes vão com a intenção de ajudar as entidades do município”, conta.
A divulgação do trabalho da APAE será ampliada através das redes sociais, onde todas as novidades serão divulgadas.
Agradecimento
LUCIANA CHAVES LEMBRA QUE AS PORTAS DA APAE ESTÃO ABERTAS A TODA COMUNIDADE QUE QUEIRA CONHECER O TRABALHO E FAZ QUESTÃO DE DEIXAR REGISTRADO UM AGRADECIMENTO A TODOS. “GRATIDÃO A TODA COMUNIDADE PELA CONFIANÇA. PEDIMOS QUE A POPULAÇÃO SEJA ABERTA A AJUDAR A APAE. TEMOS QUE RESSALTAR QUE JUNTOS SOMOS MAIS FORTES E QUE PRECISAMOS CONTINUAR CONTANDO COM A APOIO DE TODOS QUE NOS AJUDAM”, FINALIZA.
Folha Claudiense
|