18/09/2023 -
Um projeto de lei que está sendo analisado pela Câmara de Cláudio é de grande importância para que o Município atue efetivamente no combate aos crimes sexuais que são cometidos contra crianças e adolescentes.
O projeto de lei número 37, de 2023, de autoria do vereador Darley Lopes será debatido na sessão conjunta das comissões da Câmara, nesta segunda-feira 18/09, às 14 horas.
A população claudiense espera a aprovação unânime desta proposta, visto que é uma ferramenta de grande importância para o combate a crimes nesta modalidade, não permitir que autores desta monstruosidade sejam nomeados a cargos públicos e continuem impunes e com o agravante de estar recebendo dinheiro público.
A proposta de Darley Lopes vem no sentido de reforçar a necessidade de a sociedade civil enfrentar esse tipo de crime que cresce, assustadoramente, no País.
Conforme dados publicados recentemente no site de notícias do Governo Federal, a Agência Brasil, somente nos quatro primeiros meses de 2023 foram registrados 17,5 mil casos de violações sexuais contra criança e/ou adolescentes, no Brasil. Isso em relação a crimes denunciados no Disque 100, que é um canal oficial do Governo para registrar esse tipo de denúncia. Conforme apurações, o número de crimes não denunciados, por vários motivos, também é assustador.
E as denúncias, muitas vezes não ocorrem porque a população tem medo da influência dos praticantes desse tipo de crime, ou mesmo por achar que nada acontece aos criminosos.
Aqui mesmo, em Cláudio, como já publicado em edições passadas da TRIBUNA, existe uma denúncia de crime sexual contra pessoa ocupante de cargo público e até o momento nenhuma atitude foi tomada contra o denunciado ou um afastamento das funções, por exemplo, até que o processo seja concluído.
Assim, a aprovação desta proposta que será analisada hoje é um encaminhamento importante para se caminhar no sentido de a comunidade claudiense atuar no sentido de combater esse tipo de crime, que somente nos primeiros quatro meses deste ano cresceu em incidência por volta de 70%, como informou a Agência Brasil.
Com reportagem de Sérgio Cunha – Tribuna de Cláudio
|