15/05/2023 -
Clube Renascer de Cláudio:
Ser Idoso ou Ser Velho? Eis a questão...
Por Geraldo Tadeu – Especial Folha Claudiense
Volta e meia, a gente vê um cidadão claudiense de fino trato e brilho andando apressado pelas ruas de Cláudio. Trata-se de Paulo Martins das Neves Vilaça (ou Paulo Vilaça), 76 de idade completados em Janeiro de 2023. Bem casado, há 49 anos, com Dona Antônia Antera Vilaça, baiana da gema. Pais de Rodrigo Vilaça. Previdenciário Aposentado, Paulo Vilaça tem no currículo passagens trabalhistas honrosas, na Capital paulista. Trabalhou, por exemplo, no antigo INPS (hoje, INSS) e na Sul América Capitalização, da DataPrev (organismo vinculado ao Governo Federal). Hoje, Paulo Vilaça, residindo novamente em Cláudio, a cidade natal, dedica tempo integral ao Clube da Maior Idade Renascer, que reúne dezenas de representantes da terceira idade claudiense. De tanto comprometimento, dedicação e ação, Paulo Vilaça é, na verdade, o Presidente Vitalício do Clube Renascer (notinha extra: certamente eleito que foi por aclamação...). O Clube da Maior (ou Melhor?) Idade Renascer de Cláudio está em festa, com a celebração, agora em Maio, dos 27 anos de existência da respeitada Entidade, muito querida pelo povo claudiense.
Aproveitando o aniversário (em 10 de Maio), quem fala um pouco sobre o Clube Renascer de Cláudio é ele, o presidente Paulo Vilaça, nosso entrevistado nesta edição.
Folha – Onde, Quando, Como e Por Que surgiu a ideia de se criar um Clube para a chamada Terceira Idade, em Cláudio?
Paulo Vilaça – Esta é uma longa história e sonho de duas jovens senhoras claudienses: Nenê do Tetinho e Maria Zoé de Assis. O sonho se concretizou em 10 de Maio de 1996, quando nasceu o Clube da Maior Idade Renascer de Cláudio. Um Clube com 27 anos de existência e destinado a reunir e valorizar “meninas” e “meninos” da chamada Terceira Idade. Também conhecida, com justas razões, por Melhor Idade.
Folha – Quais atividades o Clube da Maior Idade Renascer de Cláudio desenvolve?
Paulo Vilaça – O Clube Renascer se reúne toda Segunda-Feira à tarde, para diferentes atividades. Desde a tradicional “Oração de Agradecimento” até os exercícios de “Orientação Física e Relaxamento Muscular”; além da “Confraternização final”. Tudo, acompanhado por uma Psicóloga especializada em Convívio Social.
Eventualmente, promovemos Palestras (sobre o Idoso, etc) e atividades de Lazer, dentro e fora da nossa sede, além de passeios culturais a outras cidades. De vez em quando, tem até Forró na sede, inclusive com animada participação de jovens. Pra finalizar as atividades rotineiras das segundas-feiras, temos uma “roda de conversa” e um requintado café, acompanhado de biscoitinhos, geralmente de polvilho. A turma do Clube Renascer é bastante animada e, se a Burocracia governamental e outros empecilhos (como a Covid) nos deixarem sobreviver, nada nos deterá. Lembro que já realizamos ou participamos de grandes eventos, como Encontros Regionais da Terceira Idade. Um desses Encontros (na verdade, um Encontrão), promovido por nós em Maio de 2004, reuniu mais de 3 mil participantes na Praça de Esportes de Cláudio. Só de outras cidades da Região, vieram 19 ônibus, lotados de membros da terceira idade.
Folha – E quais são os planos daqui pra frente?
Paulo Vilaça – Basicamente, as perspectivas para o Clube Renascer de Cláudio são Modernizar e Dinamizar nossas atividades. Também destacamos um Projeto que temos para Alfabetização de Idosos e a Valorização das Diversidades/Diferenças entre Idosos. São objetivos inscritos no Estatuto do Clube, mas que ainda estão só na Teoria, pois não são postos em prática. E, na Prática, a Teoria é outra.
Enfim, temos muito o que fazer. O Clube Renascer de Cláudio é uma OnG (OSC – Organização da Sociedade Civil) Reconhecida como Entidade de Utilidade Pública, em níveis Municipal, Estadual e Federal.
Folha – Os Clubes de Terceira Idade são indispensáveis e em geral respeitados, mas às vezes eles são também criticados por limitarem suas atividades praticamente à área de passatempo e lazer. O que o senhor pensa a esse respeito?
Paulo Vilaça – Há controvérsias. O Brasil está cheio de leigos e de analfabetos. E os Poderes colocam “rédeas” nos “burros”. Resultado: estamos diante de uma Força quase invencível. Mas o acesso e conhecimento dos Direitos de uns e outros se fará cumprir, mais dia menos dia. Penso que o mar bravio faz um bom marinheiro...
Folha – Tem gente que acha que “Terceira Idade” é formado por “público descartável”, ou em “fim de linha”. Qual a visão do senhor?
Paulo Vilaça – Meu prezado, na atual conjuntura acho que a própria Economia do País está nas mãos dos Idosos e dos Aposentados. Tenho absoluta certeza que 80 por cento das Famílias brasileiras vivem às custas de Aposentados.
Folha – No Japão o Idoso é considerado quase um semiDeus, tamanho o respeito e a reverência que os Japoneses dedicam aos Mais Vividos. Em relação ao Brasil, o que afirmar?
Paulo Vilaça – Em Culturas Milenares e avançadas, como a do Japão, quanto mais se vive mais se aprende. Já nas Culturas Latino-americanas, como a do Brasil, deixamos muito a desejar. A não ser quando se trata de Destruição de Patrimônios Culturais e do pouco caso com os Idosos e outros importantes segmentos sociais. Um exemplo de Destruição acontece com nossa Mãe-Natureza, que no Brasil é belíssima e riquíssima, sem igual.
Folha – O Clube Renascer de Cláudio é aberto ao Público em geral?
Paulo Vilaça – É aberto, sim. Nossa sede própria fica na Rua Santa Clara, 320 – Bairro do Rosário, em frente à Escola Mateus Salomé. A sede funciona toda Segunda-Feira, das 13 às 17 horas. Nossos telefones para Contatos são: (037) 3381.3739 (residencial) – 9 91922660 (Paulo Vilaça) e 9 91139101 (Rodrigo Vilaça). Para a pessoa Participar, como membro do Clube Renascer, fazer uma visita. Se gostar, basta se Associar. A Contribuição financeira (voluntária e mensal) que solicitamos é a partir de 10 Reais. Ajude a Ajudar os Idosos com afeto e carinho. Todos estão convidados a comparecer e prestigiar as atividades do Clube Renascer. Você vai gostar!
Folha – Qual a Mensagem que o senhor, em nome do Clube da Maior Idade Renascer de Cláudio, deixa para os Jovens, público diariamente ameaçado pela inversão de valores presente no mundo de hoje?
Paulo Vilaça – Deus, nosso Pai e Criador, não Criou o Mundo em 7 segundos e nem em 7 minutos. Foram 7 longos dias para O Criador concluir a Obra da Criação. Por isso, caros Jovens, não destruam a Mãe-Natureza. Defendam a Natureza com unhas e dentes. Pois a Natureza é o retrato do próprio Deus. O Saber e a Humildade fazem um Homem de Bem. Pensem nisso.
|