13/09/2019 - Na noite de quarta-feira (11/09), a UEMG – Unidade Cláudio realizou uma reunião com prefeitos e representações políticas da região para apresentar o projeto de ampliação da sede da instituição, que hoje atende 568 alunos de 13 cidades da região, oferecendo os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia e Serviço Social.
Estiveram presentes na reunião prefeitos das cidades de Cláudio, Itaguara, Carmo da Mata e Piracema, representantes do prefeito de Itapecerica, dos deputados Domingos Sávio e Cássio Soares, além de alunos do Diretório Acadêmico, que representaram os alunos da instituição.
A estrutura física atual da unidade é insuficiente para atender a demanda dos 4 cursos oferecidos, por isso foi necessário fazer algumas adaptações com o objetivo de criar espaços para as 16 salas de aula. Em um primeiro momento, como algumas turmas tinham um número menor de alunos, uma das alternativas foi a divisão de algumas salas de aula, ou seja, uma sala se transformou em duas menores. Foi necessário também a utilização dos espaços da sala de xerox e auditório para aulas.
Porém, com o aumento do número de alunos por turma, as salas que foram divididas já não comportam mais a quantidade de alunos. Dessa forma, é imprescindível a ampliação da estrutura física para que seja possível manter a oferta do mesmo número de vagas, sendo que, a sua redução seria um retrocesso e um grande prejuízo para região.
Nesse sentido, a Diretora Acadêmica da unidade, Valdilene Machado, iniciou a reunião apresentando dados da instituição que demonstraram a necessidade da ampliação para a manutenção da oferta do número de vagas, melhoria das práticas pedagógicas, além de possibilitar a oferta de novos cursos.
Em seguida, o Gerente de Obras da UEMG, Geraldo Vasconcelos, apresentou o projeto de ampliação, que é dividido em dois módulos que serão construídos ao lado do prédio já existente e contará no 1º piso com 7 salas de aula, a nova biblioteca e banheiros.
Os prefeitos se comprometeram a contribuir com a construção do primeiro módulo e todos reconheceram a importância da obra para a região, afirmando que seria um investimento e não um gasto com a educação.
O Prefeito de Cláudio, José Rodrigues Barroso, conhecido como “Zezinho”, anunciou um investimento por parte de sua administração, além do apoio da Secretaria de Obras e Serviços, que já está trabalhando para que as obras comecem o mais rápido possível.
Os participantes da reunião visitaram as dependências da Universidade e comprovaram a necessidade da ampliação da Unidade da UEMG de Cláudio.
|