10/03/2021 -
A Prefeitura Municipal de Cláudio, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Coordenação de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas; já está realizando melhorias para oficializar e articular a Política Municipal de Saúde Mental, por meio de um potente Plano de Ação que tem como missão: AMPLIAR, QUALIFICAR E ATENDER AS DEMANDAS DE SAÚDE MENTAL DOS CLAUDIENSES.
Dentre as novas ações iniciadas em fevereiro, e que já estão sendo articuladas, estão:
🔹Ampliação e reorganização dos atendimentos em Saúde Mental na Atenção Primária de Saúde, possibilitando melhor acesso aos usuários;
🔹 Ampliação do número de atendimentos psiquiátricos no Centro de Especialidades Galba Velozo, de 40 para 60 atendimentos mensais.
🔹 Articulação do Serviço Especializado para atendimento de crianças e adolescentes.
🔹 Contratação de Supervisor Clínico Institucional, diretamente do Ministério da Saúde, para qualificar a Política Municipal de Saúde Mental (capacitar equipes e auxiliar a captação de recursos).
🔹 Contratação de Equipe Multidisciplinar para cuidar da Saúde Mental dos profissionais que estão à frente de casos suspeitos e confirmados de Covid-19.
🔹 Suporte clínico e institucional à Equipe técnica do Leito de Saúde Mental, assim como para Santa Casa e Pronto Atendimento Municipal.
🔹 Articulação de equipe intersetorial para cuidar de usuários de álcool e outras drogas que estão em situação de rua ou fazem uso de espaços públicos destas substâncias.
O Coordenador de Saúde Mental José Augusto Costa faz pontuações importantes acerca dessas ações:
“O nosso trabalho se pauta na certeza de que o cuidado intersetorial e a Educação em Saúde são instrumentos científicos para conseguir resultados, por meio de diagnósticos territoriais, capacitações permanentes e continuadas, construção de fluxogramas e protocolos. O nosso compromisso é continuar com o trabalho alcançado, cientes também que melhorias são necessárias. Olhar para o passado, compreender e aquecer o presente e futuro em uma narrativa para atualizar a Reforma Psiquiátrica em nossa Cidade, tendo como aposta fundamental a liberdade, as Redes e o campo dos afetos como meio de conduta. É preciso avançar na Lógica do Cuidado em liberdade, para que não se esqueça, para que nunca mais aconteça, por uma sociedade sem manicômios”.
Garantir cuidados à saúde mental da população, principalmente em tempos tão sensíveis, é compromisso de um Governo Humano e Democrático!
|