03/09/2019 - RESPOSTA | Empresa esclareceu sobre os problemas enfrentados com entregas postais domiciliares em alguns bairros
Depois que a Folha Claudiense veiculou matéria, em sua última edição, relatando os problemas encontrados por moradores de alguns bairros de Cláudio em relação à entrega de correspondências por parte da empresa Correios, a redação recebeu nota da empresa explicando alguns fatos abordados naquela ocasião.
Segundo o documento, o principal agravante para que o Correios não estivesse prestando os serviços nos bairros citados seria a falta de recursos financeiros e humanos para realizar as entregas das correspondências.
Na nota, a empresa ressalta a importância de que as vias públicas ofereçam boas condições de acesso dos profissionais e estejam devidamente identificadas. “Há algum tempo a unidade de correios do Município de Cláudio, não vem oferecendo o serviço de entrega de correspondências domiciliares em alguns bairros de Cláudio, quais sejam: Jardim Europa, Serra Verde I e II, Conjunto Habitacional Ariberto Ferreira da Fonseca, Santa Inês e Liberdade; o motivo da não prestação de serviços foi devido serem bairros mais novos, que demandam de trabalhos técnicos dos correios (realizados anualmente) com a finalidade de liberar recursos (financeiros/humanos) para possibilitar a entrega. Na visita técnica são observados vários tópicos regulamentados pela Portaria 4.474/2018 do Ministério das Comunicações, como: se há a correta indicação das vias e logradouros; se as vias têm condições de acesso e segurança ao carteiro; se os imóveis possuem numeração única e com as devidas caixas receptoras de correspondências; dentre outros critérios”, diz o primeiro ponto dos esclarecimentos.
Ainda segundo a nota, a empresa demonstra estar ciente das reivindicações realizadas para que o serviço fosse regularizado no município, informando o empenho da Câmara Municipal de Vereadores para solucionar o problema e admite que as entregas não eram realizadas por uma questão técnica de sistema do Correios. “(...) O serviço de distribuição postal domiciliária não era feito devido não atender todos os critérios listados acima, ou seja: os bairros não estavam cadastrados no sistema dos Correios e por isso não eram atendidos”, diz um trecho da nota.
Conforme o Correios, uma visita técnica para a resolução dos problemas foi realizada no último mês - depois de um pedido, via ofício, feito pelo vereador Cláudio Tolentino - e, a partir disso, foi estabelecida uma data para os serviços começarem a ser executados nas referidas localidades. Sendo assim, a partir de 16 de setembro, as localidades passarão a ter a entrega postal domiciliar, uma vez por semana, como previsto em resposta enviada à Câmara, em julho. “A entrega postal domiciliar na localidade indicada está prevista para ter início em 16/09/2019, e que inicialmente a entrega será realizada uma vez por semana”, explica.
Os vereadores Evandro e Tim Maritaca também já haviam enviado ofícios requerendo a resolução do problema.
A empresa encerra a nota confirmando os problemas relatados anteriormente e dizendo que a chegada do novo Gerente Operacional dos Correios no município ocorreu para colaborar na resolução dos entraves que vinham sendo encontrados. “(...) desde a chegada do Senhor Antônio Marcos – Gerente Operacional dos Correios vem sendo ajustadas as dificuldades detectadas, ou seja, os correios já atendem há aproximadamente 99% das residências da cidade, e que a partir de 16/09 será atendido 100 % da área urbana de Cláudio”, finaliza o documento.
Folha Claudiense
|