01/07/2019 - Estado chegou a suspender turmas em várias unidades este ano. O programa foi reformulado e, agora, 33 escolas em 15 municípios receberão a ampliação.
A nova Educação Integral vai ofertar 1.300 vagas em 33 escolas estaduais de 15 cidades do Centro-Oeste de Minas, a partir de agosto, mês de início do calendário letivo do segundo semestre. O anúncio foi feito pela secretária de Estado de Educação, Julia Sant’Anna, na tarde desta quarta-feira (26), em Belo Horizonte.
A retomada e ampliação do ensino deste modelo ocorreu após o governo de Minas ter suspendido turmas em várias unidades este ano. As instituições que receberão a ampliação são das cidades de Divinópolis, Bambuí, Carmo da Mata, Carmo do Cajuru, Carmópolis de Minas, Cláudio, Iguatama, Itaguara, Itapecerica, Itaúna, Japaraíba, Lagoa da Prata, Oliveira, Piracema e Santo Antônio do Monte.
Em abril, o Governo de Minas anunciou o corte de 84 mil vagas do programa de ensino integral. Com o anúncio da retomada do ensino em tempo integral, 34 mil vagas serão reabertas em todo o Estado. Os mais de 47 mil alunos que ficaram de fora só devem retornar ao programa em 2020. De acordo com a secretária, o corte foi necessário para que o governo pudesse regularizar a distribuição da merenda em Minas Gerais.
“O governo tinha a obrigação de garantir a merenda nas unidades escolares. Muitas das unidades não tinham repasse de recurso de merenda estadual”, disse a secretária em entrevista ao Bom Dia Minas desta quarta.
Novo ensino em tempo integral
De acordo com a SEE-MG, o novo modelo do programa traz uma matriz curricular articulada entre áreas de conhecimento e campos integradores. Além das matérias da base comum curricular, os alunos terão aulas de projeto de vida, cultura e saberes em arte, educação para cidadania, laboratório de matemática, ciências e tecnologia e outras disciplinas.
Ainda segundo a pasta, as novas turmas não serão multisseriadas, ou seja, formadas por alunos de idades e níveis educacionais diferentes, como ocorria no modelo antigo. O novo modelo prevê turmas únicas, com progressão e trajetória regulares, acompanhamento de frequência no contraturno e matriz curricular integrada.
Confira abaixo as escolas da região que voltarão a contar com o programa:
Bambuí
E.E. José Alzamora
E.E. Macionília Montijo
Carmo da Mata
E.E. Joaquim Afonso Rodrigues
Carmo do Cajuru
E.E. Melquíades Batista de Miranda
Carmópolis de Minas
E.E. Lígia Beatriz Amaral
Cláudio
E.E. Inocêncio Amorim
Divinópolis
E.E. Armando Nogueira Soares
E.E. Rosa Vaz de Araújo
E.E. Dona Diva de Oliveira
E.E. Engenheiro Pedro Magalhães
E.E. Halim Souki
E.E. Jovelino Rabelo
E.E. Nossa Senhora do Sagrado Coração
E.E. Patronato Bom Pastor
E.E. Antônio da Costa Pereira
E.E. Manoel Correa Filho
E.E. Vicente Mateus
E.E. Antônio Belarmino Gomes
Iguatama
E.E. Paula Carvalho
Itaguara
E.E. Padre Gregório
Itapecerica
E.E. Padre Herculano Paz
E.E. Professora Maria Magalhães Pinto
E.E. Professor Alberto Cordeiro do Couto
Itaúna
E.E. Santana
Japaraíba
E.E. Padre Pedro Lamberti
Lagoa da Prata
E.E. Doutor Arnaldo de Faria Tavares
E.E. Monsenhor Alfredo Dohr
Oliveira
E.E. Desembargador Continentino
E.E. Doutor José Maria Lobato
E.E. Francisco Fernandes
E.E. Mário Campos e Silva
Piracema
E.E. Hermenegildo Vilaça
Santo Antônio do Monte
E.E. Senhora de Fátima
|