09/04/2014 - A comunidade do Povoado do Corumbá manifesta indignação com a falta de abastecimento de água potável, em suas residências. Moradora, que não quis ser identificada indagou ao Vereador Reginaldo da Saúde: “Um problema que não tem solução? A quem recorrer?” Os moradores ainda questionam o porquê, se já foi concluída a obra de perfuração de 01 poço artesiano, doado pelo Governo ao município de Cláudio, mas até hoje a água não chegou às residências, continua no fundo do poço, deixando as donas de casas, após uma jornada dupla de trabalho, sem uma gota de água, para realizarem os cuidados básicos dos seus lares, como a limpeza da casa, lavagem de roupas e outras.
Diante da manifestação dessa e de outras pessoas, os moradores do povoado do Corumbá indagaram quanto ao problema de abastecimento de água, ao vereador Reginaldo da Saúde e ele disse, em entrevista à Tribuna de Cláudio, que “este problema já vem sendo discutido há alguns anos; não só a falta de água, como também a qualidade da mesma, oferecida à população”- afirmou Reginaldo.
Para Reginaldo, o fornecimento de água é de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Cláudio, tanto na comunidade de Corumbá, como de Bocaina, Matias e outras. A prefeitura já havia pronunciado que está estudando projetos para tentar solucionar os problemas relacionados ao abastecimento de água e também de esgoto.
Reginaldo informou à equipe de reportagem do Jornal Tribuna de Cláudio, que a prefeitura já deveria ter executado os serviços de captação da água do poço artesiano, para amenizar a falta de abastecimento de água, bem como campanhas educativas de uso racional da água junto aos moradores.
“A Prefeitura Municipal de Cláudio é a responsável pela execução das obras de captação e distribuição de água e que trabalhos de campanhas sócio-educativas de uso racional deste recurso tão precioso, precisam ser realizadas e apoiadas por toda sociedade. Mas para isso temos que ter água em nossas casas”- disse Reginaldo da Saúde.
No ano de 2011, um levantamento preliminar demonstrou que seriam necessárias melhorias no armazenamento e distribuição da água ofertada à população da Comunidade de Corumbá.
“Eu era enfermeiro na época do PSF Rural e participei da elaboração do relatório dos agravos à saúde, provavelmente relacionados ao consumo de água, que foi um dos instrumentos fundamentais para a liberação do pleito para a perfuração do poço artesiano, inclusive a tubulação que seria necessária para levar a água do poço até à caixa d` água. Na época, havia proposta de melhoria do armazenamento e distribuição da água com um tratamento básico” – concluiu Reginaldo”.
|